Crianças na praia: veja quais os principais cuidados tomar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Curtir aquela praia com as pessoas que amamos e nossos filhos é um dos momentos mais aguardados durante as férias de muitas famílias. Porém, alguns cuidados são necessários ter com as crianças na praia.

| + Veja como conseguir bolsas de estudo de até 80%

É importante que os pais estejam atentos para garantir uma experiência segura e memorável para os pequenos. Por isso, o Melhor Escola separou algumas dicas para ajudar as famílias que irão viajar para o litoral. Confira!

Alguns cuidados com as crianças na praia

1. Hidratação em foco:

Ao planejar um dia na praia com seus filhos, a atenção à hidratação deve ser prioridade. O clima litorâneo muitas vezes contribui para uma perda de líquidos mais rápida, e as crianças são particularmente sensíveis a essas variações.

Dessa forma, certifique-se de ter água suficiente disponível e estabeleça pausas regulares para a ingestão de líquidos, incentivando a hidratação constante. Além disso, opte por água e sucos naturais para hidratação, evitando refrigerantes e bebidas gaseificadas.

2. O protetor solar como aliado:

Outro cuidado com as crianças na praia é a proteção solar. Afinal, a exposição ao sol, especialmente nas horas mais quentes, pode ser intensa e potencialmente prejudicial à pele delicada dos pequenos.

Escolha um protetor solar adequado para a idade, com fator de proteção solar (FPS) apropriado, e aplique-o generosamente antes da exposição ao sol. Reaplique-o a cada duas horas, ou com mais frequência se as crianças estiverem na água.

3. Fique na sombra:

Mesmo com todas as precauções tomadas, é essencial proporcionar momentos de descanso e sombra durante o dia. Portanto, leve guarda-sóis, tendas ou chapéus para criar áreas de sombra onde as crianças possam se abrigar do sol intenso.

É comum que os pequenos não queiram ficar parados na sombra na praia. Mas, você pode levar brinquedos, como baldes para construir castelos de areia, para deixá-los entretidos nesse momento.

Leia também: + 10 brincadeiras para fazer nas férias das crianças

4. Camisetas com proteção UV:

O tecido celular da pele das crianças é mais fino e sensível que o dos adultos. Dessa forma, pequenas exposições ao sol podem gerar vermelhidão e queimaduras neles. Mas, as camisetas com proteção UV são ótimos utensílios para cuidar das crianças na praia, protegendo contra a radiação solar.

5. Esteja atento ao movimento da praia:

Outro ponto importante é estar atento ao movimento da praia, já que quando as viagens são feitas no final ou início de ano, esses locais turísticos tendem a ter uma maior concentração de pessoas. Mas então, o que fazer?

A orientação básica de não tirar os olhos das crianças pode parecer óbvia, mas é um cuidado fundamental que merece destaque em qualquer lista de precauções para um dia na praia. Mesmo que seja natural para os adultos desejarem relaxar, é crucial manter a vigilância constante, pois os riscos podem estar presentes em diversas situações.

Revezar a responsabilidade de supervisionar as crianças é uma prática ideal para garantir a segurança. Este conselho vai além do perigo óbvio de afogamento. É essencial observar para que os pequenos não levem objetos da areia diretamente à boca, evitando exposição a microrganismos que podem transmitir doenças. Além disso, não se pode desconsiderar o risco devido à grande quantidade de banhistas, que pode aumentar as possibilidades de raptos ou desaparecimentos.

Durante os mergulhos no mar, é fundamental acompanhar de perto as crianças. Estabelecer um raio seguro para as brincadeiras na areia, mantendo uma distância que permita aos adultos manterem os pequenos sempre à vista, é uma prática recomendada.

6. Use pulseiras de identificação

A alegria de explorar novos lugares com as crianças pode ser incomparável, mas a preocupação com a segurança delas, principalmente em locais movimentados, é sempre uma constante na mente dos pais. Entretanto, há uma solução simples e eficaz que pode facilitar o reencontro: as pulseiras de identificação.

Uma pulseira de identificação bem elaborada deve conter informações essenciais. O nome da criança, o nome dos pais ou responsáveis, e um número de telefone para contato são elementos fundamentais. Essas informações simples podem ser a chave para acelerar o processo de reencontro, permitindo que as pessoas que ajudam a criança perdida entrem em contato imediatamente com seus pais.

Explorar a praia com crianças pode ser uma jornada incrível, repleta de descobertas e alegrias. Com os cuidados certos, os pais podem criar memórias inesquecíveis para toda a família, proporcionando momentos de diversão, cultura e aprendizado à beira-mar.